quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Descoberta de novo supernutriente das frutas

As mudanças climaticas fazem bem a saúde das frutas. Todas as frutas passam por épocas de geadas, estiagem, excesso de sal no solo ou água e até ataque de micro-organismos e pragas. Sendo assim as frutas que passam por essas grandes provações da natureza, criam em seu sistema de defesa uma proteína, chamada fitoalexina. Em um estudo feito pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, publicada no reconhecido Journal of Agricultural and Food Chemistry, revelou que as plantas injuriadas passam a ter mais saúde pois adquirem mais imunidade para sua própria sobrevivência.



Essa notícia acaba com o mito de que as frutas de exportação são as melhores. Sabemos que todas as frutas fazem bem a saúde, disso ninguém pode duvidar, mais as frutas mais comuns e sem o uso de agrotóxico são as melhores, acreditem !

Nas frutas como bananas, uvas e demais, funciona como um antibiótico natural. Esta substância é uma possível inibidora do envelhecimento precoce, inflamações e doenças cardiovasculares.

Essa substância tem tantos benefícios que agora entra na linta dos nutrientes desejáveis, oferecidos por vários alimentos funcionais, que são aqueles que previnem diversas doenças.

“Essa ação de matar células malignas e proteger o organismo é pesquisada há mais de dez anos”, diz o especialista em bioquímica da nutrição Jaime Amaya Farfan, da Universidade Estadual de Campinas , no interior paulista. “E, como é de praxe quando se descobrem substâncias nutritivas, logo se estudam maneiras de produzir alimentos com maior nível delas.” O pesquisador e cientista cita como exemplo as uvas: busca-se em muito breve desenvolver espécies com altas taxas de resveratrol, que não deixa de tambem ser um tipo de fitoalexina.

"Gerado em função do ataque de bactérias e radiação, esse componente é descrito como um poderoso agente antienvelhecimento e de prevenção de úlceras”, explica Giuseppina Pace Pereira Lima, professora do Departamento de Química e Bioquímica da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu.

Bom mais diante destas pesquisas ainda não se sabe em qual fruta suberabunda esta substância. Mas podemos ficar tranquilos quanto a fitoalexina, pois todas as frutas passam por períodos de dificuldade na natureza, uma porcentagem de bactérias e fungos. E assim produzem naturalmente a fitoalexina. “O fungo está mais presente quando a fruta fica doce”, explica Octávio Luiz Franco, especialista em bioquímica de proteínas da Universidade Católica de Brasília.

Todo trauma tem um efeito parecido, “A banana cortada libera essas enzimas benéficas com o intuito de refazer a casca” diz o nutrólugo Edson Credidio, de São Paulo. Por essa razão as bananas que são submetidas a um processo de secagem teriam doses extras de nutrientes anti-idade.

Para saber mais informações acesse os sites -

http://pubs.acs.org/journal/jafcau

http://www.unicamp.br/unicamp/

http://www.fmb.unesp.br/

http://www.ucb.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário