quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dor nas costas

Dor nas costas

A dor nas costas não é uma doença por si só, mas um sintoma. Seu aparecimento indica que algo está errado em algum lugar, embora nem sempre seja claro exatamente o quê.

A maioria de nós sofre de dor nas costas em algum momento ou outro. Em geral, trata-se de um problema desagradável; e incômodo, mas não desesperadoramente sério, causado por algum tipo de stress mecânico ou dano local, que melhora rapidamente. A postura inadequada, o stress excessivo e os problemas de desgaste podem ser, parcialmente, responsáveis. Você não vai se surpreender com o fato de a dor nas costas ser tão comum, ao perceber que sua coluna se constitui de várias estruturas diferentes, incluindo ossos, discos, ligamentos, tendões nervos, vasos sanguíneos e outros tecidos, todos os quais podem ser afetados por danos mecânicos que resultam em dor nas costas.

Na maioria dos casos, a causa exata do problema não é importante. A dor nas costas é um sintoma que desaparece e o objetivo do tratamento é aliviar a dor e garantir que você se recupere o mais rapidamente possível. Ocasionalmente, pode haver uma causa subjacente mais grave, que requer investigações detalhadas para que se decida pelo tratamento maia adequado. A compreensão de como funciona a coluna nos ajudará a protegê-la e a nos recuperarmos mais rápido dos episódios de dor.

Essa matéria pretende mostrar como funciona a sua coluna o que pode dar errado, por que surgem problemas nas costas e como são tratados, além de dar algumas indicações sobre quando torna-se necessário fazer investigações aprofundadas e procurar ajuda especializada.

Um problema crescente
A dor nas costas é extraordinariamente freqüente. Em um determinado momento, 30% a 40% da população apresenta dor nas costas e entre 80% a 90% já sofreu com ela em algum momento da vida. Ela afeta ambos os sexos e todas as idades, das crianças aos idosos, mas é mais prevalente nos anos intermediários. A dor nas costas é uma das razões mais comuns pelas quais os indivíduos precisam se afastar do trabalho, especialmente em indústrias da construção e os enfermeiros, que com freqüência se encarregam de levantar muito peso em posições incômodas, estão especialmente vulneráveis.

Muitas vezes não se pode separar a causa do efeito; em outras palavras, é o stress do trabalho que causa a dor nas costas ou o indivíduo não é capaz de realizar trabalho pesado porque já tem um problema nas costas? Em muitos casos, a dor nas costas segue-se a um trauma ou a um movimento abrupto. Atualmente, os trabalhadores têm recebido extenso treinamento para não submeter as suas costas a um stress excessivo.

A quantidade de tempo de trabalho perdido em função de problemas nas costas tem aumentado muito nos últimos tempos. Atualmente está duas a três vezes maior que há 20 anos. Na verdade, este aumento dramático não significa que maior número de pessoas tenha se machucado no trabalho. Ele reflete, uma abordagem mais consciente por parte dos trabalhadores e empregadores quanto aos efeitos da dor nas costas. O resultado disso é um aumento expressivo dos custos da dor nas costas para toda a sociedade. O custo total atualmente calculado por ano em tratamento médico, benefícios e perda de produtividade é um montante fenomenal.

O aumento no número de pessoas incapacitadas por problemas nas costas fez com que a nossa abordagem à dor nas costas e o modo como era tratada fosse repensado. Neste artigo, apresentarei as idéias mais atualizadas, baseadas nas pesquisas mais recentes sobre o tratamento para dor nas costas, e explicarei como estamos procurando reduzir a freqüência e a gravidade do problema.

Queixas freqüentes em relação às costas
A dor nas costas é muito diferente de pessoa para pessoa, dependendo do estilo de vida e ocupação, mas as queixas mais freqüentes são:

"Eu trabalho na linha de montagem de uma fábrica e, ao fim do dia, tenho uma dor terrível na parte de baixo das minhas costas. Realmente não sei quanto tempo vou agüentar."

"Não fico muito mal durante o dia, mas eu acordo de manhã com muita dor e rigidez nas costas. Tenho que levantar e me mexer para que a dor diminua".

"Eu estava apenas me curvando para pegar um livro do chão quando senti uma dor forte e repentina na parede inferior das costas, eu não conseguia me endireitar".

Permanecer em pé em uma posição incômoda por períodos prolongados no trabalho pode exacerbar um problema nas costas, resultando em dor considerável ao final do dia.


Autor: ISTOÉ - GUIA DA SAÚDE FAMILIAR

Publicado: 21/01/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário