quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Estudo indica bons resultados da aromaterapia contra o estresse

Um estudo japonês recentemente publicado Journal of Agricultural and Food Chemistry indica que a terapia com aromas de limão, manga e lavanda pode ajudar na redução do estresse. Segundo os especialistas do Centro de Pesquisas Técnicas da companhia T. Hasegawa, certas fragrâncias alteram a atividade genética e a química do sangue de forma que pode reduzir o estresse.

Em testes com ratos de laboratório, os cientistas expuseram os roedores a condições estressantes, enquanto alguns deles inalavam uma essência chamada linalool. E notaram que essa essência reduziu os níveis de neutrófilos e linfócitos – partes do sistema imunológico que haviam sido disparadas pelo estresse – quase aos normais. Além disso, “o linalool reduziu a atividade de mais de 100 genes que são ‘superativados’ em situações estressantes”.

Os especialistas destacam que as essências têm sido utilizadas a milhares de anos para reduzir o estresse, combater inflamações e depressão e melhorar o sono. E a aromaterapia se tornou uma forma popular de medicina alternativa atualmente. Porém mais estudos são importantes para oferecer evidências científicas sobre a eficácia e a segurança desses tratamentos.

Autor: Boa Saúde - Blog

Publicado: 25/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário